EDGAR ALLAN POE A CARTA ROUBADA

  Edgar Allan Poe nasceu em Boston, no dia 19 de Janeiro de 1809. Seu avô David Poe participou da Guerrada Independência, e seu pai (também chamado David Poe) apaixonou-se pela atriz inglesa Elisabeth Arnold,casando-se com ela. Edgar Allan Poe teve dois irmãos e seus pais faleceram pouco tempo depois do nascimento de Rosalie, a filha mais nova do casal. Assim, Poe foi adotado pelo rico casal John Allan Frances Keeling Allan. 
Poe estudou em Londres na Stoke-Newington; algum tempo depois continuou seus estudos de volta a Richmond, na Universidade Charlotteville. Allan Poe, apesar de muito inteligente era também muito genioso. Era um jovem aventureiro, romântico, orgulhoso e idealista.
Poe continua seus estudos em Virgínia, mas acaba largando os estudos, em razão de suas dívidas, já que era um boêmio que vivia no luxo, se entregando à bebida, ao jogo e às mulheres. Mais tarde, ingressou no Exército dos Estados Unidos, onde permanece por dois anos.
Em 1829 sua mãe falece. Logo após, Poe alista-se na Academia Militar de West Point. Mas com o lançamento de uma compilação de poesias em 1831, desliga-se da Academia e corta relações com seu pai adotivo, devido ao casamento com outra mulher, o que teria deixado Poe muito contrariado.
Aos 22 anos, vivendo na miséria, publica Poemas. Já em Baltimore procura pelo irmão Willian e assiste a morte dele. Allan Poe passa a viver com uma tia muito pobre e viúva. Durante dois anos vive em miséria profunda. Mas vence dois concursos de poesias e o editor Thomaz White entrega-lhe a direção do "Southern Literary Messenger".
Em 1833 lança Uma aventura sem paralelo de um certo Hans Pfaal. Dirige a revista por dois anos. Allan Poe gozava de uma certa reputação com leitores assíduos. Depois de sua vida estabilizada, aos 27 anos casa-se com sua prima de 13 anos, Virgínia Clemn. No ano de 1838 trabalha na Button’s Gentleman Magazine na companhia de sua esposa. O casal vivera na Filadélfia, Nova York e Fordham. Em 1847, sofre com a morte de sua esposa vitimada pela tuberculose.




       RESUMO DO CONTO A CARTA ROUBADA
  
               O conto se passa em Paris, Sr,Dupin estava em sua casa quando , o delegado da polícia  Monsenhor G., em busca de conselhos para solucionar o roubo de uma carta. Conta que a carta foi roubada pelo Ministro D. dentro de sua casa  e descreve a carta. O delegado já fez todas as revistas e buscas sugeridas pelo detetive que revela, então, não ter mais o que aconselhar. O delegado volta, passado um mês, deprimido por não saber quem fez o crime,  diz a Dupin que pagaria 50 mil reais a quem o ajudasse a solucionar o caso. Dupin, surpreendendo a todos, preenche o cheque e lhe entrega a carta.
             Como o delegado subestimou o Ministro por ser um poeta e levou em conta os seus anos de policia em que todos os casos trabalhou, escondidos os criminosos roubavam de maneira quieta,  o Ministro, tera um matemático, poderia agir com simplicidade, então foi visitar o Ministro, que conhecia no passado.             Equanto conversavam, observou um porta-cartas pendurado no meio da lareira, com um documento que parecia ser a carta procurada. Reconheceu pelo selo, pois seu aspecto tinha sido mudado.Ao sair do apartamento esqueceu propositalmente sua tabaqueira com a intenção de voltar no outro dia. Fez uma cópia exata da carta evoltou para buscar sua tabaqueira. Havia combinado com um amigo para fazer, à determinada hora, um tiroteio na rua. Quando o Ministro chega à janela para observar o que se passa na rua, Dupin troca a carta e na cópia coloca uma frase escrita assim uma vingança por uma peça que Ministro lhe pregara em Viena.